segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Pesquisa do Jornal O Eco em Botuporã indica liderança de Dr. Paulo Neves

Edimilson Saraiva e o ex-prefeito Moacir aparecem em segundo e terceiro lugar na corrida pela prefeitura em 2020.
Já estamos a menos de um ano para o pleito eleitoral de 2020, que decidirá os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil. O Jornal O Eco, veículo de comunicação com histórico de 23 anos informando com responsabilidade a região, sendo o mais respeitado Instituto de Pesquisas de todo o Vale do Paramirim, Chapada, sudoeste e oeste da Bahia, dono de um dos melhores índices de acertos em seus prognósticos já realizados até aqui, volta suas atenções para a realização das primeiras pesquisas de avaliação dos potenciais pré-candidatos em cada município, na missão de expor a verdade também no processo eleitoral, colaborando para a transparência nas eleições.
Nossa equipe de pesquisas esteve em Botuporã, nos dias 14 e 15 de outubro, ouvindo 355 eleitores pelo sistema de amostragem, moradores da sede e área rural do município, aplicando um questionário que avaliou a atual gestão municipal, bem como os potenciais pré-candidatos a prefeito, medindo também o índice de rejeição e através da apresentação de alguns cenários com possíveis embates, colheu a intenção de voto, espontânea e estimulada.
O Instituto que é credenciado junto ao CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 021/2008, empresa habilitada nesta área de atuação, CNPJ:08.624.076/0001-08, cumpriu com todos os requisitos exigidos, para, de forma democrática, informar a população regional, como andam as coisas no que se refere ao atual quadro político e administrativo de Botuporã, a pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Jornal O Eco.
O resultado indicou que, apesar de ainda ser considerada pela maioria como ruim ou péssima 42%, a atual gestão obteve um avanço se compararmos com os levantamentos anteriores. Os que consideram a administração ótima ou boa somam 25%, enquanto que 24% disseram estar regular e outros 9% não quiseram ou não souberam opinar. Isso reflete que apesar de ter melhorado alguns pontos, o atual prefeito terá que apertar o passo, para que consiga concluir seu mandato com números pelo menos aceitáveis.
No que se refere à intenção de voto nos pré-candidatos postos, observa-se nos gráficos, que tanto na questão espontânea, quando não são apresentados nomes, quanto na estimulada, quando são apresentados ao entrevistado os nomes dos pré-candidatos, a situação é bastante parecida, com poucas alterações ou mudanças na escolha do eleitor.
O Eco detectou uma situação nova na corrida pela prefeitura no ano que vem. Liderando as intenções de voto está o médico e pré-candidato Dr. Paulo Neves, que é seguido por Edmilson Saraiva em segundo, o ex-prefeito Moaci aparece em terceiro, o vereador Glauber surge em quarto lugar e o atual vice-prefeito é o quinto colocado. Quando é medida a rejeição, percebe-se que há um empate técnico entre todos os pré-candidatos postos para a análise do entrevistado. Isso demonstra um nível elevado de respeito e consideração aos nomes que hoje figuram como possíveis postulantes ao cargo máximo do executivo municipal. Já os cenários com os prováveis embates para 2020, indicam que a maior preferência na intenção de votos está com Dr. Paulo Neves, que abre boa vantagem em relação aos demais concorrentes.
Vale ressaltar que esse é o retrato de momento, restando ainda pouco mais de 11 meses para o pleito, muita coisa pode acontecer, especialmente se considerarmos o dinamismo da política regional. Alianças, propostas para o município e até posturas pessoais, podem modificar números e consequentemente resultados do pleito que se avizinha. O nosso papel será monitorar as tendências, registrando acontecimentos e levando até o leitor com total imparcialidade e a independência de sempre .

Fonte : Jornal Eco Paramirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário