segunda-feira, 28 de maio de 2018

Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa-BA: Greve dos caminhoneiros já causa prejuízos de mais de 3 milhões ao maior produtor de banana do país


O protesto dos caminhoneiros que teve início na última segunda-feira (21), e completou neste sábado(26) seis dias de paralisação,  já causa consequências em vários segmentos da economia  da região de Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia. Com sete pontos de bloqueios nas rodovias no oeste, produtores do perímetro irrigado do Projeto Formoso “A” e “H”, maior produtor de banana do país,  não conseguem escoar a produção, com um prejuízo que já chega a  mais de 3 milhões.

De acordo o senhor Ervino, os produtores consideram legitima a paralisação dos caminhoneiros, e são a favor, considerando que o alto  preço do combustível também tem deixado a situação do produtor do Projeto Formoso de forma “insustentável”.  “Para mim trabalhar com um trator por um dia, de pequeno e médio porte, eu gasto mais de R$ 300,00 de óleo diesel para encher o tanque, e apenas consigo realizar um dia de trabalho”, disse.

Ele destaca que com a situação crítica que os produtores do Projeto Formoso estão vivendo, “trabalhando no vermelho” diante dos altos custos para produzir, e com as vias bloqueadas não está sendo possível escoar a produção, ficando inviável. “Nós precisamos de urgência na solução desse problema, eu preciso registrar o problema atual, do dia de hoje do produtor: o produtor de banana aqui de Bom Jesus da Lapa já está trabalhando no vermelho há muitos dias, há muitos meses estamos no vermelho, e não conseguimos cobrir os custos com os preços. E hoje com essa greve dos caminhoneiros, também, nós não estamos podendo escoar a nossa produção”, frisa.

 “Nós produzimos 40 caminhão por dia de banana, e os caminhões que carregaram na segunda(21) estão nos postos parados e as frutas apodrecendo, e as outras cargas que nós estamos carregando estão aqui no campo perdendo. Estamos jogando fora, diariamente, 40 caminhões de bananas, um prejuízo de acima de R$ 500,000,00(quietos mil) dia para o Projeto Formoso, no mínimo. Então a situação está difícil para quem já está com problema, a situação só se agrava”, o senhor Elvino finaliza cobrando do governo uma solução:”precisamos que urgente as autoridades tomem providências e resolvam esse problema, e dêem uma situação mais digna para o produtor”, finaliza.

Com a falta de combustível nos posto de combustível de Bom Jesus da Lapa, que acabaram no na noite do último dia 24,  partir desta segunda-feira(28) os produtores não terão como  fazer a locomoção dos trabalhadores.

O perímetro do Projeto Formoso atualmente é o maior produtor de banana do país, responsável  por quase metade do PIB (Produto Interno Bruto) do município de Bom Jesus da Lapa, gerando mais de 20 mil postos de trabalho para a região.

Nos últimos 30 dias o aumento de 17% gasolina e 16% diesel afeta todos os setores da economia, não só da agricultura. Sem falar que o valor do frete há muito não sofre reajuste. (F: Notícias da Lapa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário